Serás sempre parte do Benfica. Parte de nós. Adeus Deusébio.

Serás sempre parte do Benfica. Parte de nós. Adeus Deusébio.
Serás sempre parte do Benfica. Parte de nós. Adeus Deusébio. Eusébio da Silva Ferreira (1942-2014)

terça-feira, 25 de junho de 2013

Manto sagrado 2013/2014

Equipamento do Benfica 2013/14

Já tínhamos falado disto à uns meses, mas se nessa altura concordei com a proposta, agora já não o faço. E por uma simples razão: se no principal já faltava mais partes brancas, agora tiraram o alternativo à Benfica, todo branco, para porem um alternativo à la Vitória de Guimarães! Será que os representantes do Benfica não tem capacidade para se impôr à Adidas?

P.S - Eu sei que a direção sublinhou que não haveria patrocinadores, mas vão ao site oficial e vejam no vídeo da pré-venda. Muito esclarecedor...


segunda-feira, 24 de junho de 2013

Balanço da temporada I - Competições

Campeonato Nacional - Fizemos um campeonato fantástico, com grandes exibições, muitos golos marcados, não muitos sofridos, ataques vertiginosos, um meio-campo soberbo, tudo. Mas o jogo em casa com o Estoril estragou tudo. Tivemos de ir ganhar ao Dragão na penúltima jornada e até ao minuto 92 eramos virtualmente campeões. Mas um morcão chamado Kelvin mandou um chuto e destruiu uma época que podia ter sido uma das melhores de sempre. Tivemo-lo na mão e deixámo-lo voar. Misto de orgulho e tristeza.

Taça de Portugal - Com uma caminhada tranquila, chegámos a um palco que já foi muito nosso, mas a que já não íamos à 8 anos. O título poderia diminuir um pouco a dor causada por 20 dias horríveis. Mas nem isto ganhámos, e deixámos a Taça fugir para Guimarães. Desilusão

Taça da Liga - Apesar de não ser um título muito importante, era o nosso título, pois já tínhamos sido tetracampeões desta taça. Passámos o grupo facilmente mas vacilámos sem lutar em Braga e nos penalties. Sensação de dever incumprido.

Champions League - Apesar de termos o favorito Barcelona, tínhamos obrigação de passar o grupo, contra o Celtic e o Spartak. Perdemos em Moscovo, o que nos tramou as contas e fomos relegado para a Liga Europa. Estupidez

Liga Europa - Triunfal! Soberbo! O Benfica voltou a ser gigante e de que maneira! Voltámos a uma final europeia, 23 anos depois! Voltámos a um trono de que nunca devíamos ter saído! Na final jogámos muito bem conta o Chelsea, mas mais um golo em cima dos 92 deitou um grande jogo ao lixo. Muito orgulho!

Melhor jogo - Benfica 3 vs 1 Fenerbache, Meias-finais da Liga Europa: Que jogo soberbo! Começou logo pelo ambiente que o Estádio da Luz, qual vulcão que durante tanto tempo esperou por este momento, proporcionou! Depois, o Benfica deu um baile aos turcos, que se consolidou num golo mágico do Gaítan de num bis do Cardozo. A tão desejada final europeia estava aí à porta.


segunda-feira, 17 de junho de 2013

Transferências

Já houve algumas transferências desde o início do defeso, e como ainda não tinha falado de nenhuma, e algumas não foram mesmo oficializadas, por isso aproveitamos para falar de tudo agora:

Entradas:

1 - Djuricic: Deposito muitas esperanças neste rapaz, e espero que se torne num (quase) Aimar sérvio. Antevenho um grande futuro para o nosso novo reforço.

2 - Suljemani: Não sei bem o que dizer. Bem sei que tem grandes capacidades técnicas, mas a prolongada lesão que enfrentou pode ter-lhe retirado qualidades.

3 - Markovic: Querem a verdade? Acho que não vai sair daqui grande coisa. Espero que esteja engando, mas acho que vai ser um ponta-de-lança do género do que é o actual Torres. Ainda por cima, se for para substituir o Cardozo é difícil fazer igual ou melhor.

4 - Uros Matic: Nem vou comentar isto. Acho que é estúpido de mais contratar um irmão dum grande jogador nosso, pensando que se poderá fazer tão bom.

5 - Irmão do Markovic: A mesma coisa que o irmão do Matic. Ridículo.

6 - Steven Vitória: Tenho fé que este luso-canadiano se possa fazer um jogador de alto nível. Vejo nele qualidades como a mobilidade, a qualidade nas bolas paradas e o faro goleador. Pode ser um bom substituto para o Garay.

Saídas:

1 - Aimar: Não vou comentar mais. Foi em lágrimas que escrevi o seu texto de despedida e é em lágrimas que escrevo o seu nome na lista de saídas. Obrigado Pablo!

2 - Miguel Vítor: Não ajudou a equipa nas últimas duas temporadas. Saída natural e esperada.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Adeus e obrigado


Estava-se apenas a adiar o inadiável: o D10S Pablo saíu mesmo. Já pouco tenho a escrever sobre isto além do que escrevi em Janeiro.

Por isso, apenas um grande obrigado Pablo por me teres mostrado que o futebol, depois de ser uma competição, é um jogo que prima a magia e o esteticismo. Obrigado por teres merecido vestir o manto sagrado, por teres sido um jogador à Benfica, por nunca teres faltado ao respeito do treinador, mesmo quando este Te faltou ao respeito durante toda uma época. Obrigado por tudo.

E peço desculpa, em nome de todos os adeptos, pela forma como foste tratado neste fim de época, em especial na tua entrada em campo na final da Taça de Portugal.

Obrigado e até breve Pablo! A porta do Sport Lisboa e Benfica estará sempre aberta para ti!


quarta-feira, 5 de junho de 2013

Jorge Jesus: renovação

Bem, o JJ acabou mesmo por renovar. mesmo não sendo um opção muito boa, é razoavelmente boa. Vejamos se o bom futebol este ano dá títulos.

Uma coisa é certa: a partir deste momento Jorge Jesus é o meu treinador, e pode contar com todo o meu apoio.

Veremos.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Parabéns Campeões!


Finalmente, o título de campeão europeu é nosso! Do hóquei veio mais uma vitória para o nosso glorioso clube! E só para adocicar, foi um jogo ganho numa situação bastante adversa, contra o clube corrupto no Dragão Caixa, perante um ambiente terrível, cheio de adeptos portistas, e a começar a perder por dois. O título é todo vosso, bravos jogadores, que não tiveram medo de descer ao Inferno, ao terreno do Diabo. Que não tiveram medo de gritar Benfica a altos berros a cada golo, mesmo sabendo que estavam sozinhos.

Um enorme obrigado. Por mostrarem da cepa que somos feitos. Que não precisamos de fruta para vencer. E para darem o exemplo ao profissionais do futebol para a próxima época.

VIVA O BENFICA!!!