Serás sempre parte do Benfica. Parte de nós. Adeus Deusébio.

Serás sempre parte do Benfica. Parte de nós. Adeus Deusébio.
Serás sempre parte do Benfica. Parte de nós. Adeus Deusébio. Eusébio da Silva Ferreira (1942-2014)

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Sorteio da Liga dos Campeões

Pois bem, o sorteio acabou por ser amigável connosco. Apesar de termos um semi-tubarão, duas das equipas de eu me queria vingar estão no grupo.

Grupo C

Benfica
Paris-Saint Germain (França)
Olympiakos (Grécia)
Anderlecht (Bélgica)

Penso que podemos fazer os tais 16 pontos (vá, 14). Não esquecer que a Liga dos Campeões é um objectivo, e que a final é aqui:



P.S - Que alegria é ver o Roberto do outro lado!

Sorteio da Liga dos Campeões

Vamos lá brincar aos sorteios:

Grupo "O mínimo são 16 pontos"

CSKA Moscovo (Rússia)
Basileia (Suíça)
Viktoria Plzen  (Rep. Checa)

Contra os suíços e checos temos de fazer 12 pontos. Contra o CSKA, o pior resultado é um empate fora.

Grupo "Era este que eu queria"

Marselha (França)
Borussia Dortmund (Alemanha)
Celtic (Escócia)

O Marselha é sempre aquela equipa que acabamos por eliminar e provocar bastante desde a mão de Vata. Contra o Dortmund, era uma questão de ver como nos batíamos. O Celtic serve para ajustar as contas do ano passado.

Grupo "Vamos lá apimentar um pouco isto"

Atlético de Madrid (Espanha)
Manchester City (Inglaterra)
Nápoles (Itália)

Nem vale a pena comentar. Seria três jogos muito difíceis. Três vitórias em casa, dois empate e uma derrota fora podiam ser suficientes para passar.

Grupo "Quero mesmo vingar-me deste gajos"

Milan (Itália)
Olympiakos (Grécia)
Anderlecht (Bélgica)

Milan pelas finais europeias que já nos ganharam, Olympiakos pelos 5-1 de à uns anos e Anderlecht pela final da Taça Uefa de 83.

Grupo "Se fossemos eliminados (o que não vamos ser), era com dignidade" 

Juventus (Itália)
Borussia Dortmund (Alemanha)
Real Sociedad (Espanha)

Duas grande equipas mais a formação sensação de Espanha.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Milagre

Depois do jogo na Madeira, com mais uma derrota por 1-2, Jorge Jesus e o próprio Benfica precisavam de um milagre. Pois bem, assim foi.


O Benfica começou bem, mesmo que acusando alguma ansiedade pela necessidade de ganhar três pontos antes do derby. No entanto, foi crescendo e comeu por completo a defesa do Gil Vicente, mesmo sem marcar golo. A pressão era constante e só não marcámos devido ao poste, num livre de Gaítan e remate do Salvio, a grandes defesas do guardião contrário, caso de outro livre do Gaítan, ou de falhanços autênticos, como as quatro oportunidades falhadas pelo Lima, perdulário-mor do jogo de ontem. espaço ainda para um golo bem anulado, mas por uma má decisão: o Lima isolou-se em fora-de-jogo, o qual não foi assinalado, e dominou com o peito para golo, tendo o árbitro marcado mão na bola. A segunda parte prometia.

Benfica vs Gil Vicente (MARIO CRUZ/LUSA)

Se prometia, não cumpriu, claro, as ocasiões permaneceram, seguidos dos respectivos falhanços, mas o golo não surgiu. Pelo menos não na baliza certa. Aos sessenta e nove minutos, o Maxi Pereira tentou atrasar para o Artur, falhou, o avançado gilista ganhou na velocidade e, com toda a calma, marcou. Balde de água fria para a equipa, que no entanto não se rendeu. O JJ colocou a Santíssima Trindade sérvia em campo: Markovic, Djuricic e Suljemani. E o milagre aconteceu. Aos 90+2 (minuto maldito contra o Porco), o Djuricic passou em profundidade para o Markovic, que entrou dentro de área e rematou para golo. E, quando o empate já parecia ser o mais provável, eis que os jogadores, com atitude à Benfica, recuperaram a bola a meio-campo, o Suljemani cruzou para a área e o Lima, na sua última bala, no último fôlego, cabeceou para golo. Explosão de alegria no Estádio da Luz. A vitória já não escaparia.

Benfica vs Gil Vicente (MARIO CRUZ/LUSA)

O melhor em campo foi o Markovic, pela irreverência e pelo golo que introduziu no jogo. O Lima, apesar de falhar muito, também não vacilou na hora decisiva e este sempre em alta voltagem. 

Apesar da vitória, da maneira como foi obtida, de todo o mérito, ainda há algumas coisas a aperfeiçoar. Concentremo-nos agora num derby que será, talvez, o mais difícil dos últimos anos.

Benfica 2-1 Gil Vicente
Markovic
Lima

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Arrepiante


Entretanto, na pré-época

Duas derrotas, em casa com o São Paulo, e fora com o Nápoles, duma equipa sem chama nem alegria. Um golo marcado, quatro sofridos. Falhas na defesa, no meio-campo e no ataque. Ou muito me engano, ou entre a 3ª e a 5ª jornada, o treinador já mudou.

Benfica 0-2 São Paulo
 
Nápoles 2-1 Benfica
Luisão

P.S - O Cardozo pediu desculpas. Deus é grande!

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Rodrigolo

No nono jogo de pré-época, outro que não tive oportunidade de acompanhar, rezam as crónicas que o Benfica realizou um grandíssimo jogo, principalmente na primeira parte, onde surgiram os três golos.

A primeira parte foi excelente, ainda que em ritmo de preparação. Começou tudo aos dezassete minutos, quando o Rodrigo desviou para a baliza um passe certeiro do Matic. Sem tempo para respirar, o Elche sofreu outro golo aos vinte e um minutos, novamente pelo Rodrigo, após um passe de outro sérvio, Djuricic. E aos vinte seis, o momento mais bonito do jogo chegou: passe em profundidade do Djuricic para o Rodrigo, desvio para dentro e já dentro de área, a atirar ao ângulo contrário e para assim completar o hat-trick. 

Na segunda parte, muitas alterações de parte a parte, com melhor reacção dos andaluzes. Aproveitando os muitos erros do Benfica, entusiasmaram-se e chegaram ao golo aos sessenta, numa clara falha de posicionamento do Cortez. Até ao fim, muita pressão mas sem resultados práticos. Assim, lá vai mais um taça, bem grande, para o Museu Cosme Damião.

Individualmente, de realçar o Rodrigo pelos golos, o Djuricic pelos passes e o Matic, que já parece estar igual à época passada. No geral, o ataque continua muito forte e a defesa já apresenta melhorias, ainda que haja muitas falhas do lado esquerdo (agora já nem temos o Melgarejo, por isso...).

Elche 1-3 Benfica
Rodrigo (3)