Serás sempre parte do Benfica. Parte de nós. Adeus Deusébio.

Serás sempre parte do Benfica. Parte de nós. Adeus Deusébio.
Serás sempre parte do Benfica. Parte de nós. Adeus Deusébio. Eusébio da Silva Ferreira (1942-2014)

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Benfica... Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és - crónica do mais triste dia

A aproximação de Vieira a PdC, qualquer que seja o ângulo pela qual a analisemos, representa a página mais negra da História do Sport Lisboa e Benfica. 

PdC - o corrupto-mor, Presidente de Palermo, rei da Camorra Futebolística, Arquitecto Maléfico dum sistema bafiento, odioso, corrupto, em que favores se fazem em troca de favores, onde se branqueia a violência e se esconde a Justiça, e que representa TUDO o que o Benfica não é, não foi e não será, ou então não será Benfica. 

Sim, sabemos que a Real Politik obriga a sacrifícios mas, caramba, não obriga a vender a alma ao Diabo.

Para andarmos de cabeça erguida, não temos outra solução que não seja afastarmo-nos do esgoto pestilento, corroído e doentio representado por PdC. 

A doença que transporta é contagiosa. Temos que combater este sistema dentro e fora de campo. Não podemos ser complacentes, não podemos ser promíscuos. A cada minuto temos que mostrar que somos feitos de outros valores, que o sangue que nos corre nas veias é vermelho, de paixão pelo Benfica, mas também de amor pela honra e pela verdade - porque só assim seremos Benfica. Não podemos sujar a nossa História e penhorar o nosso futuro fazendo alianças com a personificação do Mal. Ganhemos mas à Benfica, porque fomos, somos e seremos melhores, de uma ética irrepreensível, de uma gloriosa honestidade. porque os fins não justificam os meios. 

Como podemos esquecer o Pinto, o Guarda Abel, o Macaco, o Telles Canal Caveira, a fruta, o chocolate e o café com leite, os Calheiros, os Proenças, as viagens ao Brasil, as agressões, o Apito Dourado. Como?!

Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és.

Este foi o dia mais negro, em o presidentezinho aceitou compactuar com o branqueamento e a corrupção, corrompendo assim o Benfica. 

E nós, cada um de nós que não esquecemos, que sofremos, que acreditamos, que temos como parte constitutiva de nós o nosso Benfica, ficaremos curvados perante tamanho desrespeito pela História limpa e honrada do nosso clube? 

Quem não se respeita, nunca será respeitado.

Hoje não foi apenas mais um dia, mas o dia em que o Benfica ficou mais pequeno pela mão de um presidentezinho que não o entende, que não o conhece, que não o respeita. Hoje foi o dia em que o Benfica, foi apenas benfica. 

Mas a redenção é possível, o Benfica pela mão de muitos de nós, a sua imensa, fiel e incomparável massa associativa, renascerá de cara e corpo limpo, enfrentado com um orgulho muito seu aqueles que o maltratam, e de novo e em Glória será BENFICA.

VIVA O BENFICA!

P.S - A convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária JÁ! URGENTE!

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Goleada

Não há título melhor para esta crónica que o acima. O Benfica não jogou particularmente bem, mas depois de marcar o primeiro golo a quinze minutos do fim, arrancou para uma vitória expressiva.

Sem Enzo, e com o Gaítan visivelmente desgastado, percebeu-se desde cedo que o jogo ia ser complicado. O Talisca não é claramente Enzo e o Samaris não pode estar em todo o lado. O Derley ainda ia compensando aqui e ali, mas não era suficiente. O primeiro remate do Benfica surgiu apenas aos vinte minutos, e só não chegámos ao intervalo a perder porque o Artur fez três grandes defesas. Na primeira parte, ainda destaque para dois bons remates do Talisca, a grande surpresa do campeonato, e para a lesão do Lima e a entrada do Jonas.


Na segunda parte, apesar dum bom início do Arouca, o Glorioso mostrou-se bem melhor, apesar de um nervosismo estúpido. Num lançamento lateral, o Lisandro Lopez (opção bem melhor que Jardel) atirou ao poste e na recarga o Jonas permitiu uma grande defesa ao guarda-redes. Com o passar do tempo, o Arouca foi sentindo o cansaço e o Benfica foi-se aproveitando disso. Aos setenta e cinco minutos, finalmente, o golo: tabela entre Derley e Talisca, com este último a fuzilar em frente à baliza, tornando-se à sétima jornada o melhor marcador do campeonato. A partir daí, foi o festival: grande jogada de Salvio que ofereceu ao Derley para o segundo, cruzamento de Ola John para o Salvio marcar de cabeça e, a dois minutos do fim, mais um cruzamento do Ola John para a estreia a marcar do Jonas.


Os melhores em campo foram o Talisca, pelo papel preponderante que teve ao desatar o nó do jogo com o golo, o sexto no campeonato, e o Derley, que esteve sempre muito dinâmico, fazendo uma assistência e marcando um golo. O Ola John também esteve bem e o Samaris mostrou-se bem melhor que noutros jogos. 

Para uma equipa que nem contava para o Totobola no início do campeonato, um primeiro lugar, 19 pontos em 21, 19 golos marcados e apenas 4 sofridos não é nada mau. Jogando mal ou bem, com mias ou menos sofrimento, estamos em primeiro. E assim espero continuar.

Benfica 4-0 Arouca
Talisca
Derley
Salvio
Jonas