Serás sempre parte do Benfica. Parte de nós. Adeus Deusébio.

Serás sempre parte do Benfica. Parte de nós. Adeus Deusébio.
Serás sempre parte do Benfica. Parte de nós. Adeus Deusébio. Eusébio da Silva Ferreira (1942-2014)

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

À memória do Pérola Negra (30/8/1019-25/11/2012)

O Benfica está de luto. Mais do que um futebolista, Guilherme Espírito Santo, foi um atleta exemplar e um dos maiores símbolos de sempre do Glorioso. Que descanse em paz.



domingo, 25 de novembro de 2012

Simples

Mais uma vitória, das mais fáceis da época, onde a superioridade do Benfica nunca esteve em causa.

Começámos bem o jogo. O ritmo de jogo não era muito alto, mas era suficiente. Os algarvios, mesmo não jogando completamente à defesa, nunca assustaram o Artur na 1ª parte. No outro lado, o Benfica continuava a rematar, valendo ao Olhanense apenas o Bracali ou a defesa. Tivémos um bom punhado de cantos, mesmo não concretizando nenhum. Aos 25 minutos, a defesa de Olhão cometeu um penalty, na minha opinião claro, sobre o Maxi Pereira. O Cardozo soube aproveitar bem a oportunidade e abriu o marcador. O adversário continuou a não fazer nada, e o segundo golo do Glorioso parecia avizinhar-se. No final dos primeiros 45 minutos, o ritmo abrandou um pouco, uma tendência que veio a confirmar-se a seguir.

No início do 2º tempo, o Olhanense pareceu entrar mais decidido, obrigando o Artur a uma grande intervenção, muito devido a uma falha de marcação da defesa. A meio da segunda parte, o Jesus tirou o muito desinspirado Rodrigo e pôs o Lima, o que animou um pouco mais o jogo. Continuávamos a ganhar cantos até que, após o Garay já ter obrigado o guarda-redes a uma grande defesa, o Enorme acabou mesmo por chegar ao golo a tranquilidade através do nosso regressado capitão à Liga - Luisão, que apareceu solto na área e cabeceou como mandam as regras, de cima para baixo.  Até final, ainda desperdiçámos algumas oportunidades de golo para ampliar o resultado.
De destacar apenas o Ola John, que está num grande momento de forma.

Uma última palavra para os NN, que nunca aprendem a lição. Mais uma vez, acenderam tochas, algo que eu ainda posso aceitar, e voltaram a rebentar petardos! mas, desta vez, não foram um ou dois, mas SETE, SETE petardos  todos eles rebentados com o intuito de provocar os restantes adeptos no estádio!

Benfica 2-0 Olhanense
Cardozo
Luisão

P.S - Tenho muita pena que o Estádio da Luz, sede do maior clube do mundo, o local mais bonito do país, esteja jogo após jogo tão vazio. Entristece-me...

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Taça de Portugal

Finalmente, chegou a nossa vez de nos calhar o adversário fácil. Mas ainda não sabemos qual. Foi o Aves...ou o Coimbrões...ou o Caldas. Passo a explicar:

O jogo Coimbrões-Caldas foi adiado...

...e o vencedor desse jogo irá jogar com o Aves.

Só pecou por ser escasso

Muito bom jogo da nossa equipa, a fazer lembrar a época do últimos título, que veio devolver esperança relativamente ao apuramento para os oitavos.

Precisávamos de ganhar, e os jogadores entraram com as ideias bem claras. Pouco depois dos seis minutos, já tínhamos marcado o primeiro. Depois dum cruzamento, houve um ressalto dentro de área que o Ola John aproveitou da melhor forma. A velocidade diminuiu um pouco, é certo, mas nunca perdeu o domínio de jogo. teria sido importante marcar o golo da tranquilidade, pois no primeiro ataque o Celtic fez, ganhou o primeiro canto e marcou o primeiro golo. O Artur, mesmo podendo queixar-se de falta, ficou com muita culpa. Já não conseguimos responder, ainda que tivéssemos tido uma oportunidade flagrante, por intermédio do Ola, não conseguimos repôr a justiça no marcador.

Entrámos no 2º tempo com a obrigação de ganhar. E foi assim que jogámos. Domínio e superioridade clara durante todos os últimos 45 minutos. No entanto, apesar dos muitos remates feitos, a bola insistia em não entrar, muito por culpa do guarda-redes contrário.Foi preciso esperar até aos setenta minutos para desfazer a igualdade. E de uma forma muito anormal neste jogo: de bola aérea. Depois de um cruzamento, o Luisão cabeceou e serviu o Garay, um dos melhores em campo, para fechar o marcador. O Celtic tentou atacar, mas era o Glorioso quem ia marcando golo: o Salvio acertou na barra e o guarda-redes escocês fez duas grandes defesas a remates do Cardozo.
Só no fim o Artur foi obrigado a fazer uma defesa.

Com esta vitória,  temos de fazer os mesmos ou mais pontos que o Celtic na última jornada. Muitos dirão que mais vale ficar pela Liga Europa. Mas eu não. O nosso nome é Benfica e o nosso destino é o de vencer. Por isso, toca de ir ganhar a Camp Nou.

P.S - O Mourinho deve ser estúpido para dispensar o Garay.

P.S.2 - Os NN tanto apoiam como fazem porcaria... Burros!

domingo, 18 de novembro de 2012

Mais que justo

Vitória justíssima, em mais um jogo rumo ao Jamor, no regresso do nosso capitão, Luisão.

Mesmo com as várias mudanças, o Benfica entrou muito pressionante, com vontade de marcar cedo, algo que só não aconteceu devido a algumas falhas do ataque, a vários ressaltos na área adversária e a um golo anulado. Mesmo sem golos, na 1ª parte, o Glorioso instalou-se no meio-campo do Moreirense e não mais saiu. Todos os jogadores se mexiam, em especial o Matic, mas foi com grande surpresa que vi, pela primeira vez nesta época, o Bruno César a lutar pela bola e a jogar bem. Os primeiros 45 minutos acabaram sem golos, não demonstrando a superioridade da nossa equipa.

O Enorme entrou no 2º tempo com vontade de resolver o jogo, mas o Moreirense criou mais dificuldades. No entanto, o Benfica acabou por chegar, merecidamente, à vantagem, golo do melhor em campo, Matic. Depois de fazer o mais importante, só tivemos de controlar o jogo. O Moreirense adoptou uma táctica mais ofensiva, mas só fez uma jogada de perigo. No entanto, como nos mais recentes jogos do Glorioso, a luz voltou-se a ir abaixo! Após 12 minutos de intervalo, o jogo recomeçou. As equipas já haviam perdido o ritmo, pelo que o jogo perdeu qualidade. Ainda assim, através do inevitável Tacuara Cardozo, o Benfica acabou por marcar o golo da tranquilidade, fechando o marcador já em tempo de desconto.

Moreirense 0-2 Benfica
Matic
Cardozo 

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Suficiente

Numa deslocação de grau de dificuldade mediana, um golo bastou para levar os três pontos e segurar a liderança.

Entrámos bem no jogo. Apesar das já normais falhas a meio -campo, íamos pressionando. O Cardozo mandou uma bola ao poste e, pouco depois, o Enzo Lesionou-se, obrigando o Jesus a pôr o Bruno César. O Ola John e o Melgarejo na esquerda faziam boas investidas, mas o golo teimava em aparecer. O primeiro, último e decisivo golo foi apontado por Lima, já nos descontos da 1ª parte, no primeiro lançamento longo que deu resultado este ano, numa altura crucial do jogo

Começámos pior a 2ª parte, que se veio a revelar a mais difícil das duas. Logo no início, o João Tomás ganhou uma bola aos nossos centrais. No entanto, parecia que os ataque do Rio Ave não iam surtir efeito, pois o nosso ataque, nomeadamente Cardozo, estava empenhado em marcar o golo da tranquilidade. Mas, com a chegada dos últimos vinte minutos, começou-se a notar bem o cansaço da equipa, muito devido à já referida falta de meio-campo, onde estávamos a perder muitas bolas. Na tentativa de parar os seus ataques, o Jesus pôs o Miguel Vitor, que se veio a revelar um problema para o Benfica, pois o extremo esquerdo deles era demasiado rápido. Na última jogada, o Artur fez uma defesa enorme, daquelas que valem pontos e campeonatos (apesar da bola já estar fora).

Rio Ave 0-1 Benfica
Lima

sábado, 10 de novembro de 2012

"Só marca golos, mais nada"

Não é explicável que um jogador como Tacuara Cardozo passe os jogos no banco. Para mim, nem sequer é concebível. Como é possível que o nosso abono de família esteja constantemente a ser criticado, assobiado, menosprezado. É que ele sabe marcar golos. É porque as fintas é que importam. Deve ser por isso. 

Contra o Spartak, entrou e voltou a fazer das suas, colocando-se no 3º lugar da lista de melhores marcadores nas competições europeias pelo Benfica, já tendo marcado na Champions 11 golos. Já foi melhor marcador da Liga Portuguesa duas vezes e melhor marcador da Liga Europa uma vez, num ano em que, jogando maravilhosamente (tanto o Benfica como o Cardozo), ficámos-nos pelos quartos-de-final. 

Mas não presta. É lento, não finta, cabeceia torto, só joga com um pé, é mameiro, e isto e aquilo. No entanto, já leva 9 golos esta época, estando alguns jogos lesionado e está a caminho da média de 25,8 golos por época (129 golos em 5 épocas de águia ao peito). Continuem a assobiar...


sexta-feira, 9 de novembro de 2012

José Águas

Nasceu a 3 de Novembro de 1930, nasceu um dos melhores avançados da história do Benfica, e também um dos nossos maiores símbolos e exemplos.


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Vitória com sabor amargo

Foi um bom jogo, principalmente a partir dos 25 minutos, mas que não soube tão bem devido à derrota do Barcelona.

Tivémos um início prometedor. Parecia que íamos marcar um golo bem cedo, mas a primeira oportunidade de golo pertenceu ao Spartak. No entanto, conseguimos recuperar e numa jogada com um remate de Lima e a recarga de Salvio, podíamos ter marcado o primeiro. Houve ainda um fora-de-jogo mal assinalado ao Rodrigo, que não esteve à altura. Fomos muito perdulários, pelo que o nulo ao intervalo se justificava.

Não era preciso ser um adivinho para perceber que ele ia pôr o Cardozo ao intervalo. O mesmo paraguaio marcou golo na primeira vez que tocou na bola, golo que no entanto veio a ser anulado por fora-de-jogo (que não era). Pouco depois abriu o marcador, num cabeceamento bem executado e aos 68 fechou a contagem. Atirou ainda duas bolas à trave (uma das quais de penalty) e falhou um isolado, passando ao lado de uma noite histórica. Destaque também para Ola John, que na segunda parte abriu a defesa russa toda.

A arbitragem esteve péssima. Ficaram por mostrar dois ou três vermelhos, marcaram ma dois foras-de jogo e ficou por marcar um penalty. Até lá fora somos roubados!

Quanto ás contas do grupo, remos de ganhar ao Celtic e esperar que os escoceses percam com o Spartak ou que nós pontuemos com o Barcelona e o Celtic perca pontos (realmente, já não se pode confiar em ninguém).

1º cenário (Vitória sobre o Celtic e perda de pontos escocesa com o Spartak)

Barcelona - 15 pontos
Benfica - 7 (vantagem no confronto directo)
Celtic - 7
Spartak - 6

2º cenário (Vitória sobre o Celtic e ganho de pontos em Nou Camp)

Barcelona - 12/13 pontos
Benfica - 8/10
Celtic - 7/8
Spartak - 4/6

Benfica 2-0 Spartak
Cardozo (2)

P.S - Não presta...

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Muito bom...

Queria dar os parabéns...mais que os parabéns, quero agradecer aos benfiquistas que tomaram a iniciativa de assinalar a fundação do nosso clube, no dia de anos de Cosme Damião no local da já extinta Farmácia Franco.


Obrigado!

Taça da Liga

Calhou-nos, talvez, o grupo mais difícil de sempre na Taça da Liga: Benfica, Olhanense, Moreirense e Académica.

Perguntam vocês: Então não calhou ninguém da 2ª Liga? O facto é que... não passou ninguém da 2ª.

Força Benfica! Vamos varrer aquilo tudo!
OUTRO BLOG SOBRE FUTEBOL

http://futeboltotal24.blogspot.pt/


domingo, 4 de novembro de 2012

Tranquilo

No geral, bom jogo, em que houve uns 45 minutos  com futebol alegre e outros mais tranquilos.

O início de jogo mostrou bem as aspirações do Guimarães no jogo: não perder. O Benfica começou o jogo com várias bolas aéreas, um Salvio endiabrado e uma ala esquerda, nomeadamente Ola John, muito pouco passadora. Estávamos sempre a pressionar, mas a floresta de pernas na área vimaranense não nos permitia chegar ao golo. E como que não marca sofre, na 1ª vez que eles lá foram fizeram imenso perigo. Foi apenas um precalço num 1º tempo quase perfeito, onde, aos 37 minutos, chegámos ao golo. Bom cruzamento do Ola John e um portentoso cabeceamento de Cardozo abriram o marcador. Ainda houve uma boa oportunidade de golo, mas a primeira parte acabou sem mais incidências.

O Glorioso entrou muito bem no 2º tempo. no primeiro ataque, ganhou um penalty, exemplarmente marcado por Tacuara Cardozo. O Enorme continuava a atacar, mas com menos velocidade que nos primeiros 45 minutos. Mesmo fazendo uma exibição mais calma, fechámos o marcador pouco depois, num bom golo de Lima. Pouco depois, o endiabrado Salvio foi substituído e o jogo tranquilizou muito. Ainda houve oportunidade para alargar o marcador, num livre bem cobrado por Garay. Tenho muita pena que o André Goes tenha sido expulso, mas a entrada foi demasiado dura, mesmo sem ser com intenção. resultado que só pecou por ser escasso.

Benfica 3-0 V. Guimarães
Cardozo (2)
Lima

sábado, 3 de novembro de 2012

Muitos parabéns

O nosso blog dá os parabéns ao 2º melhor jogador de todos os tempos: Pablo Aimar. Que continues a envergar a camisola do Benfica durante muitos mais anos e a espalhar magia pelo Estádio da Luz.


Congratulamos também Cosme Damião, fundador do Benfica, pelo seu 127º aniversário (ontem).



Uma das suas grande s frases é: Não sou Benfiquista de coração porque esse um dia pára. Sou Benfiquista de alma porque essa é eterna.

OUTRO BLOG
http://futeboltotal24.blogspot.pt/