Serás sempre parte do Benfica. Parte de nós. Adeus Deusébio.

Serás sempre parte do Benfica. Parte de nós. Adeus Deusébio.
Serás sempre parte do Benfica. Parte de nós. Adeus Deusébio. Eusébio da Silva Ferreira (1942-2014)

terça-feira, 28 de abril de 2015

"Wake Up", by Arcade Fire

Somethin' filled up
My heart with nothin'
Someone told me not to cry

Estimado leitor, ao ler o título deste post não se iluda: isto não é um "And Now for Something Completely Different" inédito neste blog, peço desculpa por estar a ocupar a sua atenção com assuntos bem mais irrisórios do que o Benfica (haverá algum assunto mais importante). Este post não é de facto sobr música. Este post é dirigido ao Benfica. O seu nome não é Benfica, por certo, estimado leitor. Contudo, eu sou Benfica, o leitor é Benfica, nós somos Benfica, e por isso peço-lhe que não pare de ler. Esta missiva é dirigida especialmente a todos nós.

***
Benfica, meu grande amor,

É a ti que dirijo estas palavras. Antes de começar a escrever, estava a ouvir a música "Wake Up", dos maravilhosos Arcade Fire. E vá-se lá saber porquê, aproveitei para pesquisar na net "Benfica". Só assim, "Benfica". Apeteceu-me, tão somente para ver quais as pesquisas que o Google te associa. Site do Sport Lisboa e Benfica, Sport Lisboa e Benfica - Wikipedia, etc, etc. E lá em baixo, já no final da página, deparo-me com links recomendados. "Benfica - Chelsea... Vou ver, não vou...". Fui. Estava a ouvir a música já referida (não te esqueças dela, Benfica; ainda me vai dar jeito). Comecei a ver: Benfica 1-2 Chelsea, adeptos desolados, jogadores a chorar, injustiça tremenda. Eu confesso, Benfica: um pouco de mim foi-se abaixo. Deu-me vontade de chorar.

Vem isto a propósito do quê, Benfica? Tenho que relembrar-te: já sofremos muito. Eu, ele, nós, tudo por ti. E mesmo que alguém me peça para não chorar, como dizem os Arcade, não consigo. Já sofri demasiado. Em 2013, desmoronou-se tudo em três jogos, e a glória europeia escapou-nos no último minuto; o ano passado, Portugal foi nosso mas, por amor de Deus, levámos mais uma facada na Europa. Já levei 5 do Porco, já fui eliminado pelo Braga, já perdi com o Guimarães, já levei com Kelvins, Ivanovics, Betos, etc, já me escapou no último minuto. E pior de tudo, Benfica, durante trinta anos aqueles porcos corruptos fizeram-nos sofrer, fizeram-nos sangrar, fizeram-nos suar, tentaram destruir-nos, cuspiram em cima de nós, fizeram-nos a folha tantas vezes. Já sofri demasiado às suas mãos, já os vi ganhar demasiadas vezes.

E chega, Benfica! O ano passado foi bom, mas este ano é diferente. É acabar com eles, é dar-lhes a estocada final com que a minha geração sempre sonhou. Benfica, por todas as vezes que choraste, que sangraste, que foste ferido quase de morte, que comeste pó, que ficaste para trás, que foste apunhalado pelas costas, por todos os dias que não pudeste cantar, não pudeste sorrir, que não pudeste gritar e festejar, por tudo isso dá cabo deles, Benfica.

Está nas tuas mãos cumprir o teu destino: Vencer, com V grande. Por favor, Benfica, por mim, por ti, por ele, por todos nós, sê aquele que nos pede, com um sorriso dos vencedores, para não chorar mais.


Sem comentários:

Enviar um comentário