Serás sempre parte do Benfica. Parte de nós. Adeus Deusébio.

Serás sempre parte do Benfica. Parte de nós. Adeus Deusébio.
Serás sempre parte do Benfica. Parte de nós. Adeus Deusébio. Eusébio da Silva Ferreira (1942-2014)

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Soberba

(Inspirado no Ontem)

Os portugueses sempre foram um pouco soberbos. Sempre que podem, gabam-se até mais não. Sempre que alguém está em baixo orgulham se de o espezinhar. E o Benfica, como símbolo do povo que é, sofre também desse defeito. Tudo começa nos adeptos, passando depois para os jogadores e treinadores. E isso é péssimo.

É uma falta de fair-play enorme. Um abaixamento das normas ético-morais que fizeram do Benfica o Gigante que hoje é. Um desrespeito para com o nosso fundador e guia Cosme Damião. À pala dessas coisas, já foi o que foi contra o Newcastle, equipa tão fraca que até parecia que não era preciso jogar para passar, e só a perder os nossos jogadores, empurrados pelo povo, que percebeu quem eram eles, deu a volta ao resultado.

Chegamos então ao caso Sporting. Muitos adeptos andam na rua a dizer que o jogo já é trigo-limpo, farinha, amparo. É vaidade a mais. Um derby é sempre uma caixinha de surpresas e nada é garantido. Os lagartos cometeram esse erro connosco, mas em 1993 um JVP soberbo e em 2000 um Sabry low-cost calaram uma semana de provações. Não caiamos no mesmo erro que outros já cometeram.

O Benfica sempre foi um clube do povo. E como clube do povo que é, sempre que preciso arregaçou as mangas e lutou pelo que era seu. Sempre que venceu, teve de caminhar por estradas esburacadas e inseguras. Sempre que deu algo como garantido correu mal (por exemplo, o ano passado). O Benfica sempre se fez de fortes rivais, que tornaram o Benfica no fortíssimo clube que hoje é. E o Sporting é um desses rivais, uma espécie de Prof. Moriarty, sempre em constante guerra com o Benfica Sherlock Holmes. As duas faces da mesma moeda.

Assim, toca de baixar a bolinha e, aos habituais técnica, ataque vertiginoso, etc, juntar a fórmula vencedora de garra/raça, querer e ambição. Porque só assim o Benfica será campeão.

Vamos suar, chorar, gritar, puxar pela equipa, saltar, cantar, ficar nervosos, mas todos juntos vamos conseguir! Faltam nove finais, uma delas já no Domingo. Rumo ao título!

Sem comentários:

Enviar um comentário