Serás sempre parte do Benfica. Parte de nós. Adeus Deusébio.

Serás sempre parte do Benfica. Parte de nós. Adeus Deusébio.
Serás sempre parte do Benfica. Parte de nós. Adeus Deusébio. Eusébio da Silva Ferreira (1942-2014)

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Superiormente sofrido

Grande jogo do benfica em Newcastle, que depois de uma boa primeira parte, demonstrou que sabe viver e sobreviver, com grande capacidade de sofrimento e mesmo quando sofreu golo nunca se desmoronou e alcançou o empate. Chegamos agora às meias-finais, onde vamos defrontar o Fenerbache, clube da Turquia.

A primeira parte podia ter sido arrasadora. "Podia" porque faltou apenas o golo. Ao contrário do que se esperava, os magpies apresentaram-se bastante abaixo do nível pretendido, muito devido ao mérito do benfica que, apesar da vantagem da primeira mão, esteve sempre mais afoito e dominador. As duas oportunidades mais flagrantes foram um remate do Lima de calcanhar ao primeiro minuto e um falhanço do Gaítan, que após o Lima tirar a bola ao guarda-redes, demorou muito tempo a rematar e o defesa cortou.

Newcastle vs Benfica (REUTERS)

O segundo tempo começou bem, com mais domínio do Benfica. No entanto, o Alan Pardew lançou o Ben Arfa e a defesa ficou um pouco mais nervosa, com bastante pressa para afastar a bola. Numa dessas tentativas de chuto, aos setenta minutos, o Garay e o Matic atrapalharam-se dentro de área, o Arfa cruzou e o Cissé encostou de cabeça para a baliza. A partir desse momento, os ingleses acordaram, e motivados pelo público, pressionaram muito, mas apenas com pontapés para a frente, e só durante dez minutos. Desde aí, o Benfica recuperou a sua compostura, aproveitou os contra-ataques e, em período de descontos, o Cardozo combinou com o Rodrigo (os dois recém-entrados), o espanhol cruzou rasteiro, e o Salvio, vindo de trás, atirou para o golo do empate, acabando assim com a história daquela eliminatória.


Apesar de um grande esforço colectivo, o melhor jogador tem de ser o Salvio, não só pelo golo, como pelos constantes problemas que provocou à defesa inglesa. As entradas do Cardozo e do Rodrigo também foram preponderantes para os últimos dez minutos.

Aproximamo-nos de uma época histórica, estando bem lançados para a vitória na Liga Portuguesa, Europa e Taça de Portugal. Na primeira, "só" falta ganhar dois jogos (Sporting e Marítimo); na Liga Europa, temos tudo para vencer os turcos e o previsível Chelsea nas finais; no Jamor, "já" passámos o Paços de Ferreira e somos mais fortes que o Guimarães. Se seguirmos com esta forma, não há quem nos pare!

Newcastle 1-1 Benfica
Salvio



Sem comentários:

Enviar um comentário